História

Você está aqui: Pagina Inicial > História

Buriti de Goiás é um município brasileiro no interior do estado de Goiás, região Centro-Oeste do país. Pertence à Mesorregião do Centro Goiano e à Microrregião de Anicuns e localiza-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 151 km. Ocupa uma área de aproximadamente 200 km², sendo que 0,736 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada em 2019 em 2 488 habitantes, sendo então o 220º mais populoso do estado.[1]

Atualmente, Buriti de Goiás dá seus primeiros passos em busca do desenvolvimento sociocultural e econômico, buscando através do esforço e dedicação para encontrar e deixar registrado na história a marca do seu progresso. Consta no núcleo populacional do município de Buriti de Goiás o distrito de Campo das Perdizes. O município tem área Plana e clima tropical ameno, que favorece a agricultura no desenvolvimento do plantio de milho, arroz, feijão, amendoim e diversas outras espécies de gêneros alimentícios. Sua economia tem como base a agricultura e a agropecuária, com a criação de gado para cria, recria e engorda e também a criação de eqüinos, caprinos, suínos e outros. O município também possuem cerca de 16 confecções sendo cada um delas gerando de 20 a 30 empregos diretos.

História

A distribuição de terras de Joaquim Costa e Ramilo Ramos Bueno a famílias que queriam se instalar na região é o ponto de partida para a fundação de Buriti de Goiás. Em 31 de agosto de 1949, parte da propriedade dos fazendeiros é transferida para o comerciante José Onofre Ferreira, um dos membros de uma pequena comunidade que se transferiu para o território. A colocação de um cruzeiro em louvor à Nossa Senhora Aparecida marca o início desse novo povoado. O nome pelo qual ficou conhecido — Buriti ou Buritizinho — advém da presença de inúmeros buritis entre a estrada que ligava Sanclerlândia a Córrego do Ouro.

Em 2 de dezembro de 1962, sob a designação de Buriti, a região tornou-se distrito de Mossâmedes. Pela lei municipal n.º 173, de 11 de fevereiro de 1966, o então distrito passou a ser denominado Campo das Perdizes. Em 29 de abril de 1992, por fim, a lei estadual n.º 11 702 eleva-o à categoria de município com a denominação de Buriti de Goiás.